Como escolher o bairro para morar?

Quem está pensando em mudar para um novo imóvel costuma ter três prioridades: preço, tamanho e localização. Encontrar um lugar que equilibre esses fatores é sempre um desafio. Desses três, a localização é um dos que podem afetar mais nossa vida no médio prazo. Afinal, o bairro onde se vive é sempre parte fundamental da satisfação com o imóvel onde moramos, ou pode ser uma grande dor de cabeça. Mas como escolher o lugar certo?

Para ajudar nessa difícil tarefa, separamos algumas dicas importantes na hora de decidir por um bairro novo. São coisas simples que podem ser decisivas para que sua escolha seja acertada.
Perfil

Escolher o bairro com o perfil mais adequado ao seu depende, antes de tudo, de autoconhecimento. É preciso saber o que procura e o que, definitivamente, não deseja encontrar. Uma pessoa solteira costuma ter necessidades de localização diferentes de uma família, por exemplo. Há quem prefira lugares bastante agitados, outros preferem bairros mais calmos. O importante aqui é você ter bem claro qual é seu perfil e buscar uma região que se encaixe no seu estilo de vida.

Segurança
Procure saber quais são os índices de criminalidade do bairro por meio de sites que monitoram essas estatísticas. Converse com moradores e comerciantes da região, especialmente os mais antigos. Veja também se há alguma associação de moradores, pois lá pode haver muitas informações importantes sobre segurança.

Distância
Claro que o tempo gasto para ir ao trabalho, seja de carro ou com outro meio de transporte, é a primeira coisa que se avalia quanto à localização. Mas leve também em consideração outras coisas que costumam fazer parte da sua rotina fora de casa. Cinema, jogos de futebol do seu time, prática de atividade física, faculdade, visitas frequentes à casa de algum parente, ida ao clube, por exemplo. Qualquer deslocamento que faça parte da sua rotina deve pesar na hora de escolher a localização.

A noite
Visite o local também à noite em diversos dias da semana. Se, por exemplo, você ou alguém da sua família costuma chegar em casa muito tarde, veja se as ruas são iluminadas, se nelas há movimento de pessoas ou se são desertas. Aproveite para ver se há agitação noturna, como bares e restaurantes e a que horas costumam fechar.

Internet e TV a cabo
Cheque com sua operadora de TV e de internet se elas têm instalações na região. Pode ser que você tenha um custo diferente se precisar contratar outro serviço. Nesse caso, é bom pesquisar alternativas com antecedência para não ficar muito tempo sem conexão ou sinal.

Chuvas
Pesquise como o bairro “se comporta” em dias de chuva. Em algumas localidades, 15 minutos de chuva intensa podem ser suficientes para trazer caos a alguns bairros. Ruas alagadas, trânsito parado e árvores caídas podem ser frequentes. Veja com moradores se isso costuma ocorrer.

Caminhe pelo bairro
Por fim, ande pelo bairro. Caminhar pela região ajuda a sentir qual é o clima da vizinhança. E observe os tipos de estabelecimentos, eles dizem muito sobre o perfil do local.

Com uma pesquisa bem feita, a escolha do novo bairro certamente vai trazer muita satisfação para você e sua família.

Fonte: Porto Seguro

2018-04-02T10:45:09+00:00