6 dicas de como cuidar do meio ambiente de forma duradoura

Cuidar do meio ambiente não deve ser algo momentâneo, como em momentos de crise. É preciso que pequenas atitudes tornem-se hábitos para que todas as gerações possam cooperar com o equilíbrio do planeta. O pensamento tem que ser usar hoje já pensando no amanhã.

Como a água é um recurso tão precioso e que garante a vida, deve haver sempre a economia. Banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, reutilizar a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar o carro são alguns cuidados.

Como o plástico é um material que demora séculos para se decompor, procure adquirir no mercado produtos em embalagens econômicas ou que vem em maior quantidade. Também é importante trocar as sacolinhas de plástico pelas de pano.

Já os copinhos de plástico para café podem ser substituídos por uma xícara e os de água por um copo de vidro ou garrafa reutilizável. Isso diminui a quantidade de lixo que vai todos os dias para os aterros.

Outra coisa que muitas vezes passa despercebido é sair e deixar a lâmpada acessa. Por isso, tenha o hábito de apagar a luz quando ninguém estiver no ambiente e também, ao sair de casa, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada. Isso já representa uma redução no consumo de energia.

Opte por receber contas de luz, água, telefone ou cartão de crédito por meio eletrônico. Com isso, menos árvores precisam ser derrubadas para virar papel. Também reutilize folhas como rascunho e quando for imprimir, imprima frente e verso.

E na hora de cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

FONTE: REPRODUÇÃO – SITE PENSAMENTO VERDE

2018-05-28T11:27:34+00:00